Na quinta feira (18/07) a FQM realizou evento com o fisioterapeuta Mauro Barbosa (CR FISIO) como palestrante para cerca 80 médicos sobre um tema que está entrando em voga na atualidade: Fisioterapia Pélvica (FP).

Dentro dos temas abordados, o palestrante mostrou a importância da FP na prática clínica e quais situações são passíveis de encaminhamento do consultório ginecológico para o tratamento fisioterapêutica.

O profissional buscou iniciar a aula abordando a definição de FP como introdução, trazendo conceitos básicos de anatomia para então aprofundar os conceitos e trazer os benefícios de Hidrafemme na prática.

Uma vez que os músculos do assoalho pélvico estão flácidos, toda a tensão para sustentação dos órgãos pélvicos é realizada pelos ligamentos e fáscias, o que além de gerar um sobre-esforço, pode levar à distensão destas estruturas.

Hidrafemme é um forte aliado no processo de conscientização da musculatura do assoalho pélvico. Ao promover intensa hidratação do tecido, Hidrafemme auxilia na manipulação tecidual que se faz necessária durante os procedimentos da fisioterapia pélvica.

O que é a FP? 

Prática clínica que atua na prevenção e tratamento dos distúrbios cinético-funcionais intercorrentes na pelve humana. Com destaque para as disfunções pélvicas, anorretais, urinárias e sexuais, na mulher, homem e criança.

Os músculos do assoalho pélvico, uma vez enfraquecidos e/ou lesionados, deixam de fornecer o suporte aos órgãos pélvicos, os deixando somente a cargo dos ligamentos e fáscias o suporte, que acabam cedendo.

Quais situações são passíveis do encaminhamento para o tratamento com a FP? 

Incontinência Urinária, prolapsos genitais e disfunção genital (dispaurenia, vaginismo, entre outras).

A FQM acredita que a sinergia entre as diversas áreas da saúde da mulher é uma ferramenta importante. Apresentar uma aula pelo fisioterapeuta Mauro para os ginecologistas mostrou-se fundamental, uma vez que, de acordo com os próprios médicos, é um assunto ainda pouco falado, com poucas aulas e palestras sobre o tema, e grande importância na prática clínica.